Os cursos Atelier de realidade virtual e Animando com Pixilation vão acontecer nos meses de novembro e dezembro, respectivamente, ambos no...

0Comentários
Os cursos Atelier de realidade virtual e Animando com Pixilation vão acontecer nos meses de novembro e dezembro, respectivamente, ambos no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), da Asa Sul

Consolidando-se a cada ano como um dos grande expoentes da cultura cinematográfica de curtas no Brasil, com oficinas, projetos e mostras itinerantes, contribuindo para a formação de público, difusão e incentivo local e nacional das produções, o Festival Curta Brasília amplia mais ainda sua proposta em sua oitava edição. Durante os meses de novembro e dezembro, o festival vai promover oficinas gratuitas no campo da realidade virtual e da animação.

As atividades formativas do Festival Curta Brasília acontecem no intuito de aprimorar o conhecimento de profissionais do cinema e aficcionados, trazendo oficinas e promovendo debates importantes sobre a multiplicidade do fazer audiovisual, e das temáticas que circundam a cena cinematográfica no Brasil e no mundo, desde a linguagem mais tradicional do cinema às mais contemporâneas e tecnológicas. Confira a programação.

Atelier de realidade virtual
Realizado pelo Institut Français e correalizado pelo Curta Brasília, o festival digital Novembre Numérique desembarca pela primeira vez na capital, no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), da Asa Sul.

Durante três dias, entre 25 a 27 de novembro, das 9h30 às 18h30, o professor e realizador de VR francês Damien Girès apresentará um atelier teórico e prático, com produção de conteúdos em VR voltados a estudantes e profissionais de nível intermediário que tenham familiaridade com a linguagem audiovisual. A programação será dividida entre formação teórica, criação e análise de conteúdos, reflexão sobre o tema, filmagem, edição e finalização em 360° para plataforma de realidade virtual e interativa.

A entrada é gratuita mediante inscrição pelo site http://www.curtabrasilia.com.br/oficinas-inscricoes/ até o dia 18 de novembro. As vagas são limitadas e contam como pré-requisito nível intermediário de experiência em audiovisual.

Sobre o Novembre Numérique
O Novembre Numérique, ou Novembro Digital, é um festival internacional de culturas digitais, organizado pelo Institut Français e pela rede cultural francesa no exterior, nos cinco continentes. Em 2019 acontece pela primeira vez na América Latina.



Santiago Dellape
Davi Mattos

Sobre Damien Girès   
Damien Girès é um dos fundadores e diretor geral da HERVÉ, empresa que é referência na área de novas tecnologias e narrativas imersivas, com atuação em eventos como o Festival de Cannes e a Bienal de Arte de Lyon. Professor de realidade virtual com foco em produção de filmes e orientador nas áreas de design de interiores e arquitetura na École Pivaut - Nantes, França, Damien possui 22 anos de experiência na área.

Animando com Pixilation
Durante quatro dias, entre 10 a 13 de dezembro, das 14h30 às 17h30, o Festival Curta Brasília vai promover no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), da Asa Sul, a oficina Animando com Pixilation, com o premiado diretor e animador Rodrigo EBA!.

Os participantes terão a oportunidade de aprender em quatro aulas, como produzir e explorar técnicas de animação em pixilation de um jeito bem divertido. Serão três aulas explorando a animação pixilation e aprendendo de um jeito lúdico e divertido várias técnicas universais de animação. A ideia é que cada participante possa utilizar o seu próprio celular com aplicativos gratuitos disponíveis para a produção, para aprenderem e saírem aptos a continuarem explorando a animação sem depender de equipamentos e softwares profissionais. Já na quarta e última aula, os participantes vão aprender outra técnica de animação, como a flipbook.

Sobre o Pixilation
A animação Pixilation é uma técnica de stop motion na qual pessoas reais se tornam personagens de animação, a partir de uma sessão de fotos na qual elas são fotografadas quadro a quadro. Entre as vantagens de fazer a oficina estão: começar muito rapidamente, sem a necessidade de criação de personagens, desenhos, modelagens ou escultura de bonecos, além de se divertir vendo-se como o próprio personagem da animação, por meio de gestos e movimentos.

Sobre Rodrigo EBA!
Rodrigo EBA! é compositor, animador e diretor de curtas-metragens, sendo premiado duas vezes pelo Festival Internacional de Animação do Brasil, o Anima Mundi. Em 2013, ganhou na categoria de melhor animação brasileira pela votação do público do estado de São Paulo, com o curta Graffiti Dança. O filme já ganhou mais de 100 prêmios no mundo todo. Já em 2011, o diretor ganhou o segundo lugar do concurso Água em Movimento, do Anima Mundi, com o curta Cachoeira, animação em stop motion feito com gotas d’água. Animador desde 2003, Rodrigo também foi um dos diretores do longa-metragem Peixonauta - O Filme, ao lado de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo.

Serviço
Atelier de realidade virtual com Damien Girès
Onde: Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB (SGAS Quadra 613/614 - Asa Sul)
Quando: 25 a 27 de novembro, das 9h30 às 18h30;
Inscrições gratuitas mediante inscrição prévia até o dia 18 de novembro pelo hiperlink http://www.curtabrasilia.com.br/oficinas-inscricoes/
Vagas limitadas / nível intermediário;
Realização: Institut Français & Embaixada da França no Brasil / Novembre Numérique;
Correalização: Festival Curta Brasília;
Pré-requisito: experiência em audiovisual.

Serviço
Animando com Pixilation e outras técnicas com Rodrigo Eba!
Onde: Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB (SGAS Quadra 613/614 - Asa Sul)
Quando: 10 a 13 de dezembro, das 14h30 às 17h30;
Inscrições gratuitas mediante inscrição prévia até o dia 3 de dezembro pelo pelo hiperlink http://www.curtabrasilia.com.br/oficinas-inscricoes/


Leia Também

Nenhum comentário: